segunda-feira, 21 de abril de 2014

A referência que teve e teve te tornou alguém melhor?

And you, foreign tourist can come to Brazil. What happens here has nothing to do with you. Our problem here is with our politicians who do not want the good of the citizen and, as we have enough to choose who runs best in culture, now extravasamos here the way we can: Protesting. Brazil remains hospitable and friends who come to visit us. (translated by Google)
Esse aqui em cima era o meu herói...

''Ensina a criança no caminho em que deve andar e até quando envelhecer, não se desviará dele'' (Rei Salomão)

Já vou avisando que o texto é um pouquinho grande, mas vale. Quero opiniões a respeito.

Faz tempo que quero postar sobre esse assunto, mas não tinha tempo e
cabeça para isso. Vocês sabem que tenho outro blog, de informática, que tenho gasto um pouco mais de tempo para melhorá-lo. Mas um dia desses li um post sobre a cultura japonesa e se podemos gostar desta sendo nós brasileiros e nem morarmos no Japão. Não tinha como deixar de comentar sobre o assunto, um dos posts mais completos e relevantes que já li sobre tal assunto.

O post? Clique AQUI.

Depois que li novamente o que comentei, fiquei com vontade de escrever sobre esse assunto. Por quê? Porque há poucos dias lembraram do aniversário da morte do piloto de Fórmula 1, Ayrton Senna. Baseado nisso e no que falarei nas linhas abaixo, te pergunto: 

Que é o seu herói?

Em pleno século 21, se o seu filho ou sobrinho te perguntar quem eles devem imitar, quem eles devem usar como referência, qual é a sua resposta? Você diria: EU!

Se você respondeu isso, significa que você teve uma referência a quem seguir.

Na sua infância, a sua referência é alguém do mesmo sexo. Se você é menina, é sua mãe e se você é menino, o seu pai e, você vai ver tudo o que ele ou ela faz e seguir da mesma forma.

Mas chega uma idade em que você não consegue mais ter seus pais como referência e nem eles se prontificam a isso mais, mesmo sem intenção.

Soma-se a isso o fato de que, se olharmos para a história do Brasil, não temos heróis. 

A gente só lembra de Tiradentes quando chega o dia 21 de Abril, por exemplo. Pedro Alvares Cabral, Princesa Isabel (se você pesquisar de fato o que ela faz, concordaria comigo), Lampião, Dom Pedro I, Santos Dumont... 

Algum destes que falei servem como referência pra você, brasileiro?

E, sem querer ser ou parecer preconceituoso (porque não sou), o nosso Governo Federal  gastou verba pra fazer cartilha ensinando homossexualismo pras nossas crianças nas escolas públicas (pesquise na internet sobre o kit gay), mas essas mesmas crianças nunca ouviram falar do Ayrton Senna, por exemplo. Das referências acima então, passam superficialmente...

Portanto, acabamos por buscar referências na nossa vida a partir dos amigos, pois já que os nossos pais não se atualizam, vamos nos atualizar por fora. Se nossos amigos forem bons, nos levarão para bons caminhos. E se não forem?

Uma nação só é grande se seu passado for grande.

Mas aí você pergunta: ''Como assim? Meu país é grande!'' 

Não. Ele é um grande país (em extensão, povo bom, de possibilidades), mas não é um país grande (de cultura, referência, de heróis). E eu provo. 

Copa do mundo.

Sempre se ouviu falar que não há dinheiro para a educação, para a saúde, para a segurança pública e para os transportes. Desde que entendo por gente. Mas aí o Brasil ganhou o direito de sediar uma Copa novamente! Chegou a nossa vez e, sete anos depois, a disperdiçamos.

Pra fazer estádio de futebol, apareceram como que por encanto 33 bilhões de reais. A Copa do Mundo mais cara do mundo! Nunca, nunca, haverá uma Copa tão cara como essa no Brasil.

O Brasil é um país subdesenvolvido porque nossos políticos (claro, não todos) são subdesenvolvidos, pensam neles primeiro e deixam o povo pra lá. Não tem como pensar diferente disso! E quando tem um político que luta pra acontecer alguma coisa de bom ao país é prontamente rotulado por classes com interesses próprios, isso quando não é a própria mídia mesmo faz isso, por dinheiro ou por omissão. Os protestos no Rio e São Paulo não me deixam mentir.



Logo, se dizia que não tem dinheiro pra dar aumento, pra melhorar a vida do trabalhador, mas tem pro futebol? Isso só acontece porque o povo brasileiro não tem cultura suficiente para perceber isso e ter cuidado na hora de votar (que, aliás, pra mim, é fugir da briga não votar ou votar nulo; tenha responsabilidade! é melhor votar errado do que nulo, depois não tem o direito de reclamar).

Quando aparece um bom político, a mídia televisiva é a primeira a detonar ele, porque sabe que esse mesmo político é contra a ideologia dessa mesma mídia em alguns aspectos, então, corta-se o mal pela raiz. Não vou por foto de político nenhum aqui pra não falarem que sou partidário...

Então, em um país que não tem heróis (ou que não os conhecemos da maneira que deveríamos por algum motivo), o que a gente faz? Buscamos referência de outros países, ora! Importamos as referências.

Importamos heróis.

Mas pra que isso? É porque precisamos, em algum momento, sermos lembrados de que somos humanos e que o mundo não gira em torno do nosso umbigo e temos que olhar para o próximo. E nos levantar e seguir em frente pro caso de cairmos ou nos entristecermos.

Aliás, é por causa do Ayrton Senna que usamos hoje a frase mais mais comum no país: 

"Sou brasileiro e não desisto, nunca!"


E se Tiradentes e Ayrton Senna não são suficientes para a nossa geração e a que vem após a gente, vamos buscar lá fora.

E se os 'de fora' não nos atendem, vamos buscar aos 2D mesmo!

Vamos então para os heróis 2D do Brasil! Se for por aí, então, estamos ferrados. Só tem a Turma da Mônica, pode ser?

Sem querer ou por querer, buscamos referência de moralidade, companheirismo, amizade, respeito aos pais, professores e mais velhos e idosos, amor ao próximo, incentivo a querer ser uma pessoa melhor nitidamente na TV e na internet.

A banda Cidade Negra tem uma música gravada no primeiro CD deles que tem uma frase que diz tudo:

''Pouco se espera de uma nação em que o herói é a televisão...''

E é verdade...

Mas até nisso fica difícil. Até o dia em que descobriram as séries japonesas. O Brasil de Hoje nunca consumiu tanto streaming de conteúdo vindo do Japão, sendo oficial ou não, pago ou 'pirata', é do Japão que vem hoje o aprendizado gola abaixo para a nossa juventude, adolescentes e crianças. Afinal, hoje, se não forem as séries japonesas, então será Crepúsculo ou os livros de Harry Potter, não é?

E hoje, posso dizer que 'Naruto é brasileiro', Luffy qualquer dia desses vai parar na praia de Copacabana com um navio pirata e os Power Rangers usarão uma de suas dezenas de Megazords para detonar os políticos de Brasília..

Até mesmo nós, os adultos, temos dificuldades em reconhecer e afirmar coisas sobre o passado do nosso país. Pelo símplex fato de que não conhecemos o seu passado. Uma nação que não tem passado não entende o presente e não consegue enxergar e buscar um futuro melhor e, pior, coloca o próprio futuro nas mãos de gente ainda pior.

Ou você acha certo um político que só sabe ler e escrever e sem instrução alguma ganhar 100 mil reais por mês e ter férias de 60 dias? Pra varrer rua no Brasil agora pedem Ensino Médio e informática!!

Se o meu pai por exemplo não soube ou pode me ensinar em certas áreas é porque ele também não teve tal ensino antes. Hoje eu vejo pessoas que não dão lugar aos idosos e gestantes nos transportes públicos. Resta a mim a busca por complemento daquilo que preciso saber para ser alguém decente, não é?

E não venham me falar que a nossa programação ensina algo, porque não ensina! Não é pra isso que você e eu assistimos TV aberta hoje, porque sabemos que isso não vamos achar...

De manhã fala de cozinhar o que a maioria esmagadora não vai cozinhar, de tarde vemos notícias que não queremos ver, novela para ensinar adolescente e jovem a enganar e bater de frente com pai e mãe, novela no começo da noite que dá destaque mais a quem não presta do que ao bom, das sete que faz piada da desgraça alheia e das nove que ensina que prostituição é normal e que homossexualismo não tem nada demais. Afinal, a opinião de quem assiste não conta, certo?

Você realmente acha que isso te ensina a ser uma criança, um jovem, um cidadão de bem?

Corta pra mim!

Então, se somente através de programação estrangeira, através desse tipo de opção nossas crianças serão melhores, crescerão sadias, temos um problema? Porque a escola não é nada convidativa, mas se a criança assistir Naruto aprende que tem se ter amigos para crescer e estudar para ser alguém.

Detalhe: o povo japonês tem mais respeito e dá mais honra para o Ayrton Senna do que seu próprio povo até hoje! Encontraram num estrangeiro o exemplo de honra, luta, esforço e vontade de vencer e nós não conseguimos ver isso. E muito menos prestamos honra direito aos nossos heróis...

Se um desenho animado qualquer vindo do Japão ensina o meu filho a me respeitar e aos mais velhos, a ser alguém grande, a ajudar o próximo, a ter e fazer amigos, a não passar por cima de ninguém, a não ser esnobe e ter objetivos, a pensar na família sempre e provar a todos que você é o cara, então, se olharmos o conteúdo assistido no nosso país, não tem como chegar a conclusão de que querem que a gente seja submisso e aceite tudo sem reclamar e seja conformado!

Ou estou errado? Vou parar por aqui (não é nem metade do que queria escrever, mas ta bom).

Portanto, oro a Deus para que, em nome do Senhor Jesus Cristo, o brasileiro consiga, apesar do pouco conhecimento, da pouca sabedoria e do pouco acesso a cultura relevante, consiga separar o joio do trigo e guarde para si o melhor, se levantar e lutar para mudar o país.

Ainda que esse melhor venha de programação asiática vinda da nossa TV a cabo e/ou internet. 

Até porque, parece que só temos isso, não é...

''Ou se corrompe, se omite ou vai a luta!''
(Capitão Nascimento no filme Tropa de Elite)


Nenhum comentário:

Postar um comentário